Recursos utilizados de forma emergencial, sustentando procedimentos de planejamento, com vistas a uma informatização sistêmica. Estas cumprem também a função de demonstrar ao pessoal do CPD a viabilidade lógica das ferramentas propostas.

São, no entanto, poderosas ferramentas  que utilizam recursos VBA transformando-as em aplicativos práticos. Ver link para imagens no título de algumas planilhas e vídeos em Vídeos.

 Também criamos planilhas e aplicativos, desenvolvidos em linguagem DELPHI, segundo a necessidade, para qualquer área , atividade industrial, comercial ou serviços.

Alguns exemplos de funções podem ser baixados na seção Downloads.

Planilhas eletrônicas de apoio

Programação e planejamento.

  1)Programação de Produção.

Programação automática de pedidos lotes de venda, etc. com as datas decorrentes da capacidade produtiva, ciclo de produção, curva de produção, etc. Esta planilha também fornece datas de quando os materiais que sejam beneficiados (ex.: couro) devem sair da empresa para atingir a data de início programado, metas semanais para os setores de corte costura e montagem ou outros, programação automática de contas a receber, vendas em quantidades necessárias para cobrir espaços da produção etc. Existem diversas versões desta ferramenta , enfatizando diferentes aspectos da produção de diferentes produtos. Ver vídeos

 

2)Controle de Produção.

Controle vinculado às metas ou prazos de entrega estabelecidos, permitindo a análise diária da produção de cada setor em relação aos objetivos estabelecidos. O uso desta ferramenta permite a detecção da formação de atrasos de entrega quando ainda são possíveis ações corretivas. Fornece também várias outras informações gerenciais.

 

3)Controle de Desenvolvimento.

 Planilha em Excel que constrói automaticamente cronogramas ou gráficos de Gantt, atribuindo  datas de início e fim para as dezenas de tarefas que  fazem parte do desenvolvimento de produtos. Normalmente se utiliza projetos padrão preestabelecidos que são copiados para cada modelo específico e os tempos de duração ajustados. Esta ferramenta é associada a procedimentos que integram efetivamente os setores: comercial, desenvolvimento, compras programação, cronometragem, financeiro etc., permitindo o estabelecimento de metas de produção e entrega de maneira objetiva. Versão ampliada desta planilha pode administrar qualquer quantidade de linhas desenvolvidas simultaneamente demonstrando ao utilização dos recursos em calendário fabril.Vídeos

 

4)Programação de máquinas injetoras.

Com esta ferramenta é possível planejar a distribuição das quantidades a produzir por  tamanho dos diferentes produtos, nas diversas máquinas injetoras. Este procedimento equilibra a produção impedindo cargas excessivas em algumas máquinas e escassas em outras. Através do uso de banco de dados, os diferentes tempos de produção por máquina e produto são considerados matematicamente. A capacidade em turno de produção é considerada e gráfico de barras demonstra a ocupação de cada máquina em calendário permitindo pesquisa de data de finalização de remessas especificas, o que é demonstrado por máquina.

 

5)Programação de máquinas de impressão e recorte de papel.

Variação da ferramenta anterior com características que permitem programar a carga de máquinas impressoras obtendo-se as datas de entrega de cada lote de produção em até três turnos de produção diária. Esta planilha integra o cálculo de preço de venda, que abre o registro do produto em tabela banco de dados. Fórmulas matemáticas vinculam a gramatura do papel, largura de bobina, tipo de impressão, dimensões do produto, etc. à velocidade da máquina resultando em capacidade em quilogramas-hora necessários à produção de cada lote. Esta informação é vinculada ao calendário fabril, específico de cada máquina. Aspectos como: turnos alternativos, trabalho em fins de semana, horas extras, tempo de preparação de máquina, etc.,  são considerados na definição das datas de início e finalização de cada lote de produção demonstrando a ocupação da produção. 

 

6)Cronograma gráfico de ocupação da produção:

Listando as vendas efetuadas, as quantidades totais de cada contrato, a média de produção e o início de montagem, as datas de programação são calculadas e um gráfico é construído mostrando a ocupação dos setores de corte e montagem. Neste gráfico, associado a um calendário fabril, são demonstrados os períodos de produção, espaços sem produção, períodos de ocupação de formas por sua referência, tempo restante para negociações (considerando o tempo de desenvolvimento) de forma a impedir paradas futuras na produção. Na listagem inicial, origem do gráfico, as datas final  para cada produto é calculada considerando apenas os dias úteis. Também são calculados os dias sem produção entre produtos e capacidade de produção sem vendas ou ociosa. Excelente planilha para orientar o setor comercial. No caso da produção de calçados, a listagem das fôrmas, por sua vez, fornece dados que orientam o PCP no sentido de evitar programação simultânea, em trilhos diferentes, com o mesmo jogo de fôrmas.

 

7)Planejamento de fôrmas.Produção de calçados.

Planilha que simula a esteira ou trilho com todas as suas características, como secagem vertical, velocidades diferenciadas, retorno automático de fôrmas ou não, etc. Estas informações interagem com as grades dos pedidos calculando a necessidade de fôrmas. Fórmulas matemáticas permitem a simulação da produção de cada tipo de grade acusando eventuais faltas de maneira objetiva para correção. Os procedimentos descritos estão diferenciados pelas características de venda para o mercado externo e mercado interno

 

Cronometragem orientada ao planejamento

8)Cronômetro centesimal em Excel /VBA.

Planilha de cronometragem para uso em notebooks ou netbooks, que é um cronômetro centesimal. Dispensa cálculos e fornece resultados automáticos de produção hora e dia. As leituras ocorrem em um “click” em qualquer célula da área de leituras. As operações marcadas são também automaticamente listadas em planilha de balanceamento da produção fornecendo análises de recursos necessários e instalados, índices de ociosidade de balanceamento, etc.Vídeos

 

 9)Balanceamento da Produção

Planilha de uso do setor de cronometragem de grande emprego prático, efetuando o balanceamento da produção setorial e geral da fábrica, racionalização da produção, comparação entre recursos instalados e os necessários à produção planejada, com a apresentação automática também em resumo, demonstrando índices de ociosidade, setoriais e gerais, do balanceamento. Esta planilha é também útil no levantamento correto dos tempos para custeio de mão-de-obra, fornecendo os dados decorrentes do balanceamento efetuado ou planejado de cada modelo.

 

10)Balanceamento de Produção para MIX de produtos (Produção contínua)

Variação da planilha acima descrita que permite o balanceamento de grupo de modelos, fornecendo a correta capacidade produtiva para cada "mix" de vendas. Os procedimentos desta planilha corrigem o erro lógico da atribuição de media (ponderada ou aritmética) de pessoal ou recursos no balanceamento de mix de modelos, simulando a produção de cada modelo no lay-out geral planejado. Utiliza o suplemento solver, conforme descrito no item a seguir.

 

11)Balanceamento de Produção para MIX de produtos (Produção em grupo célula)

Variação da planilha acima descrita que permite o balanceamento de grupo de modelos, fornecendo a correta capacidade produtiva para "mix" de vendas em produção por grupos ou células de produção. Muito útil especialmente no setor de costura, fornecendo a capacidade de produção pelos recursos instalados permitindo avaliar o impacto da flutuação do percentual de vendas na demanda de recursos, apresentado a capacidade produtiva para diferentes percentuais ou MIX de produtos. Esta planilha também utiliza o suplemento Solver para otimização de resultados, definindo qual é a combinação de vendas que resulta em maior lucratividade e melhor aproveitamento dos recursos instalados.

 

12)Balanceamento Geral de produção.

Planilha que envolve os critérios para os dois sistemas de produção de mix de modelos ou produtos listados nos itens 9 e 10 : produção em grupo e produção contínua, fornecendo resumo geral da produção da fábrica, além das informações já listadas nos itens 8, 9 e10 (Análise de ociosidade, produtividade, necessidade de recursos de pessoal e máquinas ,capacidade produtiva ,análise da produção de carteira de pedidos ;análise da capacidade produtiva em relação as vendas, gargalos de produção, gravação por macro de várias análises ,solver, etc.

 

13)Cálculo de Produtividade

Planilhas que permitem acompanhar a produtividade de até dez fábricas ou unidades produtivas e seus setores, apresentando índices diários e acumulados de: Produtividade, eficiência, faltas, produção setorial, serão, ociosidade de balanceamento de linha, comparativos de pessoal empregado para determinada produção e os que seriam necessários pelos tempos definidos no cálculo de mão de obra para custeio, etc. Cada planilha da pasta, referente a cada unidade produtiva, possui um controle estatístico resumido de causas de perturbação da produção. São planilhas indispensáveis para os profissionais da área de Tempos e Custos.

 

14)Controle de desempenho de máquinas injetoras.

Monitoramento por amostragem ou diário com totais acumulados que demonstram índices de produtividade e eficiência de máquinas injetoras, percentagem de período parado sobre o período trabalhado, discriminação percentual do período parado pelas causas de parada (troca de matrizes, porta-molde, troca de cor, máquina avariada, etc., etc.) envolvendo mais de vinte causas de interrupção de atividade de máquina. Estas informações, diárias e acumuladas, são apresentadas de forma numérica e gráfica, fazendo-se largo uso banco de dados, macros do Visual Basic e filtros de pesquisa. Excelente ferramenta para avaliação do desempenho da produção de injetados, permitindo com seus dados a implantação de planos de ação que não só aumentam a produção das máquinas existentes, como evitam a compra indevida de novas máquinas. 

 

15)Planejamento de Recursos para a produção.

Simulador de combinação de modelos na produção, que permite o  acompanhamento da variação da necessidade de recursos  em  relação  aos recursos existentes .Esta avaliação ocorre  sobre calendário fabril permitindo antever  a necessidade  futura de recursos para cada combinação de modelos.  Planilha de emprego prático no setor de cronometragem /planejamento.

 

Custos

16)Orçamento de navalhas ou facas.

Através do registro dos custos de diferentes tipos de aço, etc., por fornecedor e as características de cada modelo, a planilha calcula automaticamente os custos de navalhamento de peças para o cabedal e solado, fornecendo o resultado em cada modelo e total da construção ou linha. Permite também, listar os consertos de navalhas e seus custos, o percentual destes sobre o custo inicial e o custo final decorrente.

 

17)Análise de custo minuto.

Permite apurar o custo minuto pelo lançamento mensal de dados. Informações como horas trabalhadas, horas extras, gastos gerais, análise de consumo de energia elétrica, folha de pagamento, encargos sociais, etc. são visualizados de maneira prática formando um banco de dados para análise e planejamento do custo minuto. 

 

18)Apuração de preço de venda.

Permite apurar o custo de produtos considerando aspectos como matéria-prima, ICM, mão-de-obra, imposto sobre lucro real ou presumido, custo financeiro para diferentes prazos de pagamento, markups etc., etc. O preço de venda é calculado com margens de lucro definidas pelo usuário. Macros VBA possibilitam procedimentos de gravação,limpeza de planilha, etc.

 

Qualidade

19)Controle Estatístico de Perturbações da Produção

Esta planilha, alimentada com dados de amostragem obtida em chão-de-fábrica relativos às perturbações nos níveis de produção, fornece representação gráfica estratificada orientando ações corretivas ou de bloqueio sobre as causas que determinam baixos índices de produção e qualidade.

 

20)Qualidade.

Planilha para o monitoramento por amostragens de mais de 100 tipos de ocorrências de problemas de qualidade no produto. Permite avaliações por unidade fabril, com números e percentuais de ocorrência, tendência de formação diária de quantidades de produtos com problemas, estratificação de problemas de qualidade, etc. com valores por amostragem e acumulados. Filtros permitem a seleção dos problemas com índice superior aos limites percentuais definidos pelo usuário, etc. Estas informações também são apresentadas em resumo geral das diversas unidades fabris da empresa, com gráficos automáticos de dados por amostragem e acumulados.

 

Consumo de materiais

21)O Controle de consumos de Materiais

Planilhas disponíveis associadas a uma metodologia de cálculo e controle de consumos que permite monitorar os índices de aproveitamento ao mesmo tempo em que embasam os cálculos de novos produtos. O emprego dos procedimentos associados promove a progressiva redução das incertezas envolvidas nos cálculos de consumo de materiais e a objetiva avaliação dos resultados atingidos em cada conjunto material e modelo.

 

22)Planilha de cálculo de consumos de materiais sintéticos.

Planilha que permite maior certeza na definição dos valores de consumo de materiais sintéticos, como placas, metros lineares, etc., através de cálculos que interagem as dimensões das peças com as dimensões do material, dispensando o uso inicial de percentuais de perda para a obtenção dos resultados. Para estes cálculos serem possíveis todas as características de encaixe da peça são consideradas simulando-se matematicamente o corte. Entre outras informações é demonstrado o percentual de perda decorrente do consumo previsto através da simulação de corte.

 

23)Análise para previsão de consumos de adesivos.

Planilhas com metodologia científica para o cálculo de adesivos de forma antecipada à produção. A planilha cruza as diversas variáveis; como tipo de adesivo, dispositivo de aplicação, superfícies, área, etc., fornecendo constantes de consumo por cm2 discriminadamente pelas características descritas. Para estimar o consumo de adesivo de um modelo a ser produzido, basta utilizar as informações do banco de dados formado em relação às áreas de colagem do novo modelo. Procedimentos associados, como auditorias, mantém o banco de dados atualizado ao mesmo tempo em que aferem os resultados.

 

24)Análise para previsão de consumos de linhas de costura ou pesponto.

A planilha de cálculo de linhas, da mesma forma, considera as variáveis que concorrem na formação do consumo de linha (linha, espessura, pontos por cm, tipo de pesponto, etc.) para a geração de um banco de dados com constantes de consumo por centímetro de costura ou pesponto, correspondendo às variáveis envolvidas. Na falta inicial de informações em banco de dados, está disponível uma fórmula que simula matematicamente a operação de costura fornecendo resultados confiáveis. A estas ferramentas estão associados procedimentos para a garantia dos resultados.Ambas as planilhas, (22 e 23) nesta descrição sumária, fornecem uma idéia de ferramentas e procedimentos testados com êxito.

 

Marketing.

25)Previsão de Venda

Planilha de analise de vários indicadores como preço de venda, quantidade de linhas, modelos, cores, taxa de juros, propaganda, quantidade de representantes, etc., avaliando a influência destes na determinação do total, permitindo prever vendas para semestres futuros, definir investimentos em propaganda, etc...

PRECEPTOR.Consultoria,treinamento e implantação de  sistemas.

Para falar conosco :51 9978 2726  RS.Brasil.

E-mail: contato@preceptor.net.br