Administração do desenvolvimento

Áreas de atuação

E-mail: contato@preceptor.net.br   

Caixa de texto: PRECEPTOR. Consultoria, treinamento, desenvolvimento, análise e instalação de sistemas.

Análise de sistemas

A dinâmica do mercado, produtos, processos de fabricação, materiais ,etc., nos fazem concluir que os sistemas informatizados devem ser alvo de melhorias contínuas. Assim ,sistemas desenvolvidos há anos ou tendo como alvo empresas e produtos distintos ,dificilmente estarão coordenados com as necessidades da empresa especialmente no que se refere ao aspecto industrial. Por outro lado nem sempre os usuários dispõe de tempo ou condições para demandar as melhorias necessárias ao pessoal de informática. Resolvendo está problemática , pela identificação das correções ou otimizações necessárias aos sistemas informatizados, a consultoria conduz sua implantação até seus desdobramentos práticos. De acordo a necessidade, aplicativos específicos podem ser instalados ou desenvolvidos (linguagem Delphi).

Planejamento da produção

Integrar os diversos setores da empresa com enfoque nas metas de produção, qualidade e faturamento é o objetivo do planejamento da produção. Para tanto utilizamos ferramentas e procedimentos, como rotinas nas empresas, nos setores de desenvolvimento, custos, vendas, compras, cronometragem, departamento de pessoal, programação, produção, financeiro, etc., promovendo o sinergismo em todas as atividades da empresa

Programação da produção

Atuamos de maneira a garantir que as diretrizes definidas pelo planejamento da produção sejam executadas na rotina das atividades da programação da produção. Ordens-de-compra , ordens-de-produção, programação de datas de produção ,controle de produção vinculado às metas de entrega ,etc. ,etc., são procedimentos conhecidos e que aparentemente não demandam nenhuma ação para sua melhoria , pois ninguém se ocupa de algo que julga conhecer. Por trás desta barreira existe ,contudo ,uma infinidade de otimizações não só possíveis como necessárias. Além deste enfoque o trabalho de consultoria dá solução às carências crônicas observadas no setor

 

Administração do desenvolvimento de novos produtos

Como considerar os prazos de desenvolvimento de produtos no planejamento da produção de maneira a garantir os prazos de produção e entrega? As dezenas de tarefas do desenvolvimento de produtos; cada uma com tempos de duração específicos, com dependências específicas, etc.; podem ser estudadas objetivamente através de técnicas matemáticas. Estas técnicas são as Redes PERT e os gráficos de Gantt , empregadas na prática com a utilização de aplicativos ,como o MS Project , ou de planilhas eletrônicas desenvolvidas para este fim, ou ainda aplicativos criados Delphi/Firebird. Este trabalho resulta em quatro benefícios imediatos:

 

1. A racionalização do tempo de desenvolvimento de novos produtos;

2. A padronização das atividades de desenvolvimento de novos produtos; 

3. A consideração dos prazos de desenvolvimento no estabelecimento das metas de produção e entrega;

4. O controle diários das atividades de desenvolvimento.

Setor de cronometragem e cronoanálise

O setor de cronometragem realmente atuante no planejamento da produção, custos e na realização das metas da empresa é a diretriz da ação de consultoria. Com ferramentas práticas, prontamente disponibilizadas ou desenvolvidas no sistema, associadas a procedimentos que garantem sua execução, o S.E.T (setor de estudo do trabalho) se integra a estratégia de planejamento de forma objetiva,atuando no desenvolvimento de produtos, vendas ,programação de produção,qualidade custos ,etc.

A administração de materiais

Garantir compras nos prazos e nos preços planejados e na quantidade certa para a produção planejada são as metas da ação de consultoria neste tópico. Os diferentes procedimentos, relativos à produção de diferentes produtos, para diferentes mercados, são instalados  integrando vendas, programação, compras e produção.

O Cálculo e o controle de consumos de materiais:

Análise com soluções matemáticas às incertezas no cálculo de consumos de matéria-prima com adequação dos sistemas gerenciais, associada ao treinamento dos envolvidos, para garantia dos custos e a regularidade do abastecimento da produção. Estes objetivos são alcançados por abordagem metódica de todas as particularidades que determinam os consumos de materiais, desde o planejameto de custos até a execução da produção.

Qualidade

Para se falar de forma prática da garantia da qualidade são necessários antes requisitos de domínio do produto, desde a sua criação até a sua a comercialização, nem sempre presentes nas empresas. São questões  fundamentais, relativas a cada negócio, frequentemente negligenciadas na implantação de sistemas de garantia da qualidade. Tal ocorrência faz malograr qualquer iniciativa neste sentido , dando um  caráter  meramente teórico às melhorias que se almeja. Fazendo frente a esta questão, com  procedimentos que envolvem a área técnica, cronometragem, planejamento, vendas, produção, etc. , a ação de consultoria dá aplicação prática ao enfoque qualidade.

Custos

Avaliação dos diversos aspectos do planejamento (alguns mencionados acima) para a composição de custo planejado. O custo planejado ,assim definido ,passa a ser meta de setores como , cronometragem, consumos, programação , compras, etc.

Marketing

Procedimentos e ferramentas implantados em empresas com criação própria de produtos, permitindo análises de mercado. O enfoque maior é a integração prática entre o setor comercial e a estrutura geral da empresa através do planejamento da produção, começando com o planejamento de produtos e vendas. 

Indústria. Comércio. Serviços.

Cada empresa, inclusive do mesmo ramo de atividades, com suas particularidades consideradas como algo único, na identificação de restrições,  solução de problemas e na implantação de inovações.