Dicas e reflexões

Da ordem para a desordem.

Administração do tempo no trabalho.

Reuniões produtivas.

Balanceamento da produção de “mix” de produtos.

Topo

Topo

Máximas diversas.

Inteligência X Negligência.

Topo

Sobre o planejamento e o controle do desenvolvimento de produtos ou coleções de produtos.

Caixa de texto:

Sobre o planejamento e o controle do desenvolvimento de produtos ou coleções de produtos.

Administração do tempo no trabalho.

Reuniões produtivas.

Balanceamento da produção de “mix” de produtos.

Da ordem para a desordem.

Inteligência X Negligência

Máximas diversas.

Topo

Sobre o entusiasmo.

Sobre o entusiasmo.

Sobre o planejamento e o controle do desenvolvimento de  produtos ou coleções  de produtos.

 

 

Questões  a considerar:

 

Como definir data para o início da produção e entregas, se não existem datas, objetivamente definidas,  com o domínio das tarefas de criação e desenvolvimento de produtos?

 

Qual é a data de início do desenvolvimento para atingir a data final planejada?

 

Qual é a duração total do desenvolvimento e quais fatores são determinantes desta?

 

Quais ações por em prática para reduzir o tempo de desenvolvimento?

 

Qual é a influência da quantidade e do tipo de produtos na duração total do desenvolvimento?

 

Os recursos de desenvolvimento disponíveis  são suficientes para atingir a data limite para o final do desenvolvimento?

 

Quais os recursos  de desenvolvimento que são restrições por sua quantidade disponível?

 

Como ter o domínio da complexidade da criação de produtos, em sua dinâmica de mercado, etc., sem ficar preso à regras burocráticas? 

 

Sem procedimentos e ferramentas informatizadas adequadas, as respostas a estes questionamentos dificilmente corresponderá à realidade. O uso de técnicas como gráficos de Gantt e redes PERT, são muitas vezes mal conduzidos fazendo parecer que as ferramentas que utilizam estas técnicas não são práticas.

 

Bem utilizadas, no entanto, estas ferramentas  conduzem à integração  os diversos setores da empresa como , estilismo, departamento técnico, vendas, compras, planejamento, programação, produção, etc.

 

 

 

 

Administração do tempo no trabalho.

 

Itens fundamentais para o dia-a-dia

 

· Rever prioridades com superior hierárquico.

· Planejar o dia na véspera.

· Fazer uma lista mestra de tarefas pendentes de acordo à sua urgência ou prioridade.

· Executar cada tarefa de uma só vez.

· Havendo interrupções, rever prioridades após interrupção e prosseguir seqüência.

· Evitar protelar tarefas para o dia seguinte.

 

Podemos parecer muito ocupados e não estar fazendo o que realmente é necessário.Tal evento pode estar relacionado com a falta de planejamento ou a aspectos psicológicos. Por exemplo, podemos não nos julgar capazes, consciente ou inconscientemente, de realizar alguma tarefa fundamental  a postergando e nos ocupando de várias outras tarefas menos importantes.Isto é um auto-engano que deve ser quebrado, pois , do contrário, estaremos abdicando das nossas responsabilidades com as piores conseqüências.

 

 

 

Reuniões produtivas.

 

São muitas as críticas feitas sobre a improdutividade das reuniões. Porém , se queremos tratar a empresa e seus diversos setores de forma sistêmica, as reuniões, em muitos casos são uma necessidade. Havendo a necessidade de  uma reunião, alguns cuidados devem ser tomados:

 

· Que o objetivo esteja bem definido e de conhecimento prévio de todos participantes

· Que exista critério em convocar os envolvidos na questão ou objetivo almejado.

· Que exista pauta.

· Que exista um moderador ou coordenador.

· Que se atenha aos objetivos da reunião.

· Que se evite que pessoas monopolizem impedindo o diálogo criativo.

· Quadro branco ou flip-charts para esboço são recomendados, além dos demais recursos já conhecidos.

 

Existem uma série de procedimentos e posturas equivocadas que devem ser evitadas.Para citar uma: Por vezes ocorre alguém trazer dado ou fato que, mesmo pertinente ao objetivo da reunião , tem pouca ou nenhuma relevância , isto é, não é restrição à meta almejada pela reunião. No entanto, se perde tempo discutindo para provar ou negar assunto irrelevante ou que não se conhece a relevância.Isto pode ocorrer mesmo com um bom planejamento prévio.Neste caso o moderador deve fazer ver que, sem dados concretos ou objetivos, não há como tomar decisões baseadas na lógica e na razão e demandar análise fora da reunião para posterior acompanhamento.

 

Temos que ter em conta ainda que uma pessoa negativa contamina todas as demais.Assim , comentários desta índole não devem ser aceitos, se atendo à análise lógica dos fatores envolvidos, sendo estes favoráveis ou  desfavoráveis, restritivos ou não,  com vistas à solução fixada como meta.

 

 

 

Balanceamento da produção de “mix” de produtos.

 

Quando se trata do balanceamento da produção, isto é , a definição dos recursos necessários para a produção  de vários produtos em um mesmo dia, os profissionais do setor de estudo do trabalho ou SET vêem-se à frente de uma problemática para qual nem sempre dispõe das ferramentas necessárias para sua administração.

 

Sabemos que a necessidade de recursos é definida pela consideração do tempo padrão de cada operação em relação à produção planejada.Por exemplo.

 

T.P =0,68 minutos por par ou unidade

Jornada dia = 528 minutos dia

Produção planejada= 1500 unidades por dia

Então (1500 x 0,68)/528 =1,932 recursos pessoas ou máquinas ou 2 recursos =1553 unidade por dia.

 

Porém se dezenas  de modelos ou produtos,  com tempos diferentes para cada recurso ou operação, estiverem envolvidos estes simples cálculo não bastará.

 

Ainda tem a questão que qualquer consideração que não envolva  a dinâmica das  vendas deixará o SET como expectador de situação que não tem controle, ainda que tenha os tempos de fabricação, estimados ou cronometrados, de todos os produtos ou modelos em produção.

 

A resposta para as questões acima deverá considerar diversos fatores.

 

· O sistema de produção:Se em grupo ou produção contínua como esteiras ou trilhos.

· O estágio do planejamento:Se existem ou não vendas para embasar os cálculos para o balanceamento da produção.

· As características do abastecimento.

· Ferramenta informatizada que permita avaliar continuamente o impacto das vendas de cada período definido, em relação à capacidade instalada, evidenciando gargalos antes que ocorram de fato na produção.

 

Tal ferramenta deve atuar como um simulador para avaliar a capacidade instalada frente a demanda  das vendas e pode ser desenvolvida na forma de planilhas eletrônicas (Excel, BROffice, etc.) ou integrada ao sistema  informatizado existente em cada empresa.O requisito fundamental da ferramenta é que forneça resultados prontamente sem grande necessidade de manutenção.

 

 

Da ordem para a desordem.

 

Fomos condicionados a pensar que o tempo significa progresso. Entretanto, a simples observação da vida  e seus fenômenos  nos demonstra o contrário. Um ambiente em ordem tende à desordem se ninguém se ocupar de, continuamente,  arrumá-lo e limpá-lo. Uma chaleira com água quente tende a esfriar-se, nivelar-se com a temperatura média do ambiente ou à mediocridade. Esta é a segunda lei da termodinâmica, também chamada de entropia. Tudo tende da ordem para a desordem, de um sistema de maior energia para um sistema de menor energia, de um sistema organizado para um sistema desordenado ou caótico. Assim, se queremos ordem, é necessário que coloquemos energia continuamente no sistema. Aprofundando um pouco, percebemos que energia simplesmente não basta: É necessário que coloquemos energia de forma inteligente ou inovadora. Como nada fica estático, um sistema (ou conjunto de processos) que hoje é adequado ou organizado, mecanicamente e inexoravelmente, tenderá à desordem, à desintegração e à degeneração,se nada fizermos fora da rotina já estabelecida. E isto é uma lei física

 

 

 

Inteligência X Negligência

 

Uma das origens propostas para a palavra inteligência é “inter legere” ou escolher, discernir algo entre vários. Interessante saber que um oposto possível a esta etimologia é “nec legere”, não escolher ou negligência. Para discernir e escolher  precisamos o foco da atenção ou concentração para termos uma compreensão da realidade e decidir. Ao contrário, se não atuamos e deixamos questões pendentes ou negligenciadas, por definição, abdicamos dos atributos de inteligência em nós presentes.

 

Sobre o entusiasmo

 

René Dubos escreveu:

 

Os gregos pré-clássicos e clássicos simbolizavam os aspectos ocultos da natureza do homem , em particular as forças que o levam a praticar feitos memoráveis, pela palavra entheos  – deus interior. De entheos é que deriva “entusiasmo”, uma das palavras mais belas de qualquer  língua. Pode ser que o homem não acredite mais na origem divina da inspiração, mas são poucos os que não conservam a fé antiga e quase mística de que o entusiasmo é a fonte do espírito criador.Seja qual for a sua filiação  religiosa ou  filosófica, todo o homem sabe que haveria pouca possibilidade de melhorar o mundo se não fosse a fé derivada do deus interior...O sentido grego do entusiasmo sugere também que o pensamento claro e lógico não explica inteiramente as manifestações criadoras da vida humana. ...O próprio René Descartes , defensor da mais pura forma de racionalismo, declarou que seu famoso método teve origem no decurso de um estado semelhante ao sonho sobre o qual ele não tinha controle: ” A 10 de novembro de 1619, quando eu estava cheio de entusiasmo e descobri os princípios fundamentais de um admirável conhecimento” Foi portanto , mais inspiração subconsciente  que o conhecimento metódico ordenado a origem essencial  do Discurso sobre o método.

 

Máximas diversas.

 

Comandar não significa dominar, mas cumprir um dever.

Sêneca

 

Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.

Sêneca

 

Homem poderoso é aquele que tem poder sobre si mesmo.Sêneca

 

Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos. É justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis! Sêneca

 

Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.Platão

 

Só os mortos conhecem o fim da guerra.Platão

 

A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.Platão

 

Quando os médicos diferem, o paciente morre.Confúcio

 

Não fales bem de ti aos outros, pois não os convencerás.  Não fales mal, pois te julgarão muito pior do que és. Confúcio

 

O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo.Confúcio

 

Já é sabedoria quando se sabe que não se sabe alguma coisa.Confúcio

 

Pouco conhecimento, faz com que as criaturas se sintam orgulhosas . Muito conhecimento, que se sintam humildes. Leonardo Da Vinci.

 

Onde não há soluções sensatas, o lugar delas é tomado pela gritaria.Leonardo da Vinci

 

Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer. Confúcio

 

A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai.Confúcio

 

Aquilo que não puderes controlar  não ordenes.Confúcio

 

Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados.Sócrates

 

A força bruta, quando não é governada pela razão, desmorona sob o seu próprio peso.Horácio

 

Falar que o príncipe seja o que dá as ordens em tudo é como o General solicitar permissão ao príncipe para poder apagar um fogo: quando for autorizado, já não restam senão cinzas. Sun Tzu

 

A desordem chega da ordem, a covardia surge do valor, a debilidade brota da força. Sun Tzu

 

Quando as ordens são razoáveis, justas, sensatas, claras e conseqüentes, existe uma satisfação recíproca entre o líder e o grupo. Sun Tzu

 

As palavras verdadeiras não são agradáveis.Lao Tsé

 

O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos. Lao Tsé

 

O escravo das suas paixões é também escravo dos seus semelhantes.Jorge Adoum

 

Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias. Victor Hugo

 

“Criatividade!”Sempre perigosa para o poder entrincheirado. Sempre aparecendo com alguma coisa nova. Frank Hebert.

 

A ciência deve ser inovadora. Isso traz mudanças. É por isso que a ciência e a burocracia vivem numa guerra constante. Frank Hebert.

 

Basicamente, todas as coisas são conhecidas, porque as pessoas querem acreditar que as conhecem.Frank Hebert.

 

As respostas representam um controle perigoso do universo. Podem parecer sensatas e, no entanto, não explicar nada.  Frank Hebert.

 

... os humanos têm esse desejo profundo de classificar, de dar rótulos a tudo... Porque desse modo temos o direito de reivindicar o que denominamos. Pretendemos uma posse que pode ser enganadora e perigosa . Frank Hebert .

 

Parece haver uma regra da natureza que diz que é quase impossível para os grupos que atendem seus próprios interesses agir esclarecidamente.Frank Hebert .

 

A razão é a primeira vítima de uma emoção forte.Frank Hebert .

 

Procure a liberdade e ficará prisioneiro de seus desejos. Procure a disciplina e encontrará sua liberdade. Frank Hebert .

 

Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente. Fernando Pessoa

 

O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada. Goethe

 

Visão sem ação é sonho. Ação sem visão é pesadelo.Provérbio chinês.

 

Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.Carl Gustav Jung.

 

O que somos é consequência do que pensamos. Buda, o Iluminado

 

A pior forma de covardia é testar o poder na fraqueza do outro.Maomé, o Profeta de Alá

 

Aquele que não se conhece, nada conhece; mas aquele que se conhece já atingiu, pelo conhecimento, a profundeza do universo. Jesus, o Cristo.

 

 

 

 

Topo

Topo

Topo

Caixa de texto: PRECEPTOR. Consultoria, treinamento, desenvolvimento, análise e instalação de sistemas.

E-mail: contato@preceptor.net.br