Caixa de texto: Downloads

Downloads de planilhas Excel com alguns exemplos de funções e outras:

Exemplo de pesquisa em tabelas (Excel 2003)

Função Diatrabalho e formatação condicional (Excel 2007)

Solver Básico  (Excel 2003)

Cálculo de horas (Excel 2003)

Planilha de cronometragem manual (Excel 2003)

Caixa de texto: PRECEPTOR. Consultoria, treinamento, desenvolvimento, análise e instalação de sistemas.

PLANILHA DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO

 

A PLANILHA DE PROGRAMAÇÃO tem diversas aplicações no planejamento e na programação da produção industrial.

 

Considera a carteira de pedidos, contratada ou a contratar, em relação à capacidade instalada informada, calendário fabril, dias de logística, etc., gerando datas de início, fim e entrega de lotes e pedidos de clientes. Desta forma é possível antever diferentes cenários de ocupação da produção pelas vendas e antes da contratação de novos pedidos. A programação e o controle da produção permitirão encaminhar soluções de problemas (de produção, compras, RH, etc., etc.) antes que aconteçam, pois serão previamente visíveis em simples análises.

 

Nesta planilha, que disponibilizo , incluí algumas opções para atender diferentes necessidades. A mais notável se refere ao cálculo de datas a partir de setor inicial até o final  (data de início  =  data INICIAL do setor  S1) e  a partir de setor final ao inicial (data de início = data  INICIAL do setor S3). Basta selecionar uma ou outra opção.

 

 Os melhores resultados de sua utilização ocorrem NO SEU USO DESDE A NEGOCIAÇÃO de datas para novos pedidos e sua efetiva entrada em carteira. Também seu uso é fundamental para orientar esforço de vendas, de acordo à capacidade instalada na empresa ou em terceiros.

 

A lógica fundamental, para Excel, foi desenvolvida em 1998. Desde então tem se revelado uma excelente ferramenta de apoio, pois muitos sistemas ERP não dispõem deste recurso essencial, ainda que este seja a base para o ordenamento e a programação de inúmeras atividades como compras, comercial, produção, planejamento, RH, cronometragem, etc. Alguns sistemas, embora possuam este recurso, exigem longos processamentos de dados , inviabilizando o uso prático.

 

Assim, aperfeiçoei sua lógica em outras ferramentas que utilizam diferentes funções, código VBA, Delphi, etc., não limitadas à consideração de dias úteis (que exclui sábados e domingos).Também , diferentes turnos de produção -  com horários variados dentro de um dia- passaram a ser calculados.   Estes aperfeiçoamentos resultaram em ferramentas  de planejamento e programação  para os mais diversos processos produtivos e áreas industriais.

 

Embora esta versão em Excel seja a mais básica,  permite a  atualização da produção (ou do Setor1 ou do Setor3, segundo seleção em "D5", entendendo-se que a produção está balanceada entre setores). Desta forma, as datas podem ser atualizadas pelo saldo restante a produzir em relação ao dia atual. Também  incluí o cálculo de datas em que emissão de ordens de compra deve ocorrer, em relação a datas iniciais de produção de cada lote e ao tempo em dias necessário para adquirir material restritivo.

 

Versões mais elaboradas, mesmo em Excel, consideram a atualização da produção de cada setor, acusando estoques intermediários; permitem a gravação de datas inicialmente programadas , para posterior comparação com as atualizações da produção; calculam as médias de produção diária (sobre a  atualização) para atingir metas ou datas de entrega programadas; calculam  datas retroativas a partir  data final do setor final (S3) , geram gráfico de ocupação da produção, e muito mais.

 

ADVERTÊNCIAS E TERMOS DE USO.

 

1)A planilha “Programação da produção”, disponibilizada no link abaixo, é de DISTRIBUIÇÃO GRATUITA.

2)Seu download ,uso  ou modificação NÃO transmitem ao usuário nenhum direito de propriedade intelectual ou outros direitos exclusivos, incluindo patentes, desenhos, marcas, direitos autorais, etc.

3)Para o uso adequado  desta ferramenta é necessário , idealmente, algum treinamento.  No entanto, disponibilizo esta versão procurando contribuir, ainda que de forma modesta,  com o setor industrial, nesta carência que tem se mostrado crônica.

4)Procurei suprir a ausência de treinamento com os inúmeros comentários em células da planilha e “instruções” acessadas clicando-se em botão respectivo. Sua leitura é fundamental ANTES de qualquer uso.

5)Também é possível contatos para esclarecer dúvidas que permaneçam que procurarei atender na medida do possível. Se tiverem dúvidas, NÃO a utilizem.

6)Em todos os casos sua utilização, com ou sem treinamento sobre suas funcionalidades, requer a prévia familiarização  dos usuários nos conceitos fundamentais da programação e do planejamento da produção. Sem esta capacitação NÃO se recomenda seu uso.

7)Na planilha são utilizadas fórmulas de datas do Excel, especialmente a DIATRABALHO que considera dias úteis somente. Estes "suplementos" devem estar disponíveis (ferramentas de análise), mas são, em geral, nativos de versões mais recentes do Office.

8)Utilize em Excel somente e com macros ativadas. As macros possibilitam acesso à instruções , recursos, etc.

9)Para fazer uso da função “Diatrabalho” e várias outras, resultando em datas encadeadas de maneira matemática, a planilha tem uma complexa interação de funções, colunas ocultas, etc., etc. Caso seja desprotegida, CERTAMENTE seus resultados serão comprometidos.

10)Seu emprego, utilização e destinação é de responsabilidade dos seus usuários, assim como todos resultados obtidos através desta ferramenta.

 

Tendo lido e entendido  as advertências  e aceitado os termos de uso, download pode ser feito livremente.

E-mail: contato@preceptor.net.br